Cientistas divulgam a primeira imagem do buraco negro da nossa galáxia, a Via Láctea

A primeira imagem do buraco negro da Via Láctea, chamado de Sagittarius A*, foi divulgada nesta quinta-feira (12), durante a conferência internacional do consórcio Event Horizon Telescope (EHT). De acordo com a equipe responsável pelo evento, essa conquista representa um avanço para a comunidade científica e permitirá compreender aspectos relacionados à origem e evolução do universo. 

A imagem divulgada nesta quinta-feira é resultado da fusão de registros fotográficos captados por oito telescópios em pontos diferentes do planeta. A figura apresentada não é muito nítida devido à intensidade da gravidade que puxa tudo ao redor, não deixando nem a luz "escapar". Apesar disso, é possível avistar uma estrutura semelhante a um halo, formada por gases, que comprova a existência do buraco. 

O Sagittarius A* tem quatro milhões de vezes a massa do Sol. A recente conquista do registro fotográfico do corpo celeste animou a comunidade científica, que garante a realização de novos estudos na área. 

O EHT congrega oito observatórios astronômicos, operados por mais de 300 pesquisadores de 80 instituições científicas de vários países. Um dos parceiros é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações: GZH, ESO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem