Um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine mostrou que homens que fumam vape (cigarro eletrônico) têm o dobro de chances de desenvolver disfunção erétil. Publicado dia 30 de novembro, o estudo foi o primeiro a verificar a associação entre o uso de cigarros eletrônicos e a saúde sexual masculina.
Foram analisados dados do Population Assessment of Tobacco and Health, pesquisa sobre o uso do tabaco nos Estados Unidos. Para o estudo, foram considerados dois grupos: a amostra total, com 13,7 mil homens de 20 anos ou mais; e outra com 11,2 mil, que excluiu participantes com mais de 65 anos ou histórico de doenças cardiovasculares, dada a maior ocorrência de disfunção erétil nesta população.Em ambos os grupos, usuários de cigarros eletrônicos reportaram disfunção erétil com maior frequência que aqueles que nunca foram usuários, com mais do que o dobro de chance de apresentar a condição.
As evidências sugerem que a nicotina presente no vape reduz o fluxo sanguíneo, prejudicando o funcionamento erétil normal. Pesquisas em roedores apontam também para a hipótese de que a exposição aos líquidos de refil dos cigarros eletrônicos reduz os níveis de testosterona em circulação, prejudicando a performance sexual.
Mais Informações: Tecmundo