O Pix caiu no gosto dos brasileiros, e o sistema de pagamentos instantâneos deve ficar ainda mais abrangente em 2022. Ele deve contar com transferências internacionais, sem internet e débito automático. Além disso, o open banking promete facilitar compras, sem precisar trocar de aplicativo para concluir pedidos.
Das três novidades do Pix, o débito automático já consta no cronograma para o ano que vem. Já o Pix para o exterior e o Pix sem internet não aparecem na agenda, mas foram adiantados pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto, no aniversário de um ano do sistema de pagamento, em novembro.O Pix com débito automático poderá abranger contas de consumo ou cobranças recorrentes, sem ser necessário realizar uma nova transação a cada vez.
O Banco Central também pretende expandir a operação do Pix para ambientes sem internet. As transações seriam iniciadas por QR code, mas não há muitos detalhes técnicos disponíveis. Já nas movimentações internacionais, a ideia é que outros sistemas de pagamento do exterior se conectem ao Pix.
Nenhum desses dois recursos está no cronograma divulgado pela instituição, e não há prazo para implementação.
Mais informações: Tecnoblog